28 março 2013

Confusão de capas - Academia de Vampiros


Em um livro o principal é a história, como o autor a desenvolveu, sobre o que falou, etc., mas  ninguém pode negar que a capa também tem sua importância, afinal ela que nos chama a atenção livro em primeiro lugar. E as editoras querendo cada vez mais a nossa atenção vem tentando deixar aquelas capas de bancos de dados e focar na história, mas as vezes elas dão algumas mancadas.
 
Para quem não sabe eu sou muito fã de Academia de Vampiros, mas eu comprei os livros em inglês então quando fui procurar informações sobre a série me deparei com as capas brasileiras. O problema é que a Editora Agir fez uma pequena confusão quando foi lançar a série por aqui, e como eu sei que alguns leitores também se confundiram, está sou eu tentando explicar o que aconteceu.

Essas são as capas dos EUA:

 
E essas são as capas do Brasil (o sexto livro não foi lançado aqui):

 
Como vocês virão a editora decidiu manter as capas originais, mas também trocaram as capas entre os livros assim como os títulos. Isso foi o suficiente para eu ficar um pouco confusa. No começo achei que eu havia, de alguma maneira, lido na ordem errada. Depois achei que as capas que eu havia achado na internet que estavam erradas.
Os títulos nos EUA e no Brasil são esses, e no meio está a tradução literal:

1.Vampire Academy – Academia de Vampiros - Brasil: O Beijo das Sombras
2.Frostbite – Nesse caso significa uma ulceração produsida pelo frio, então eu agradeço que eles tenham mudado --‘ (o título de Portugal é: Beijo Gelado, acho que combina mais...) - Brasil: Aura Negra
3.Shadow Kiss – O Beito das Sombras - Brasil: Tocada pelas Sombras
4.Blood Promise – Promessa de sangue - Brasil: Promessa de Sangue
5.Spirit Bound – Espírito Ligado (mas prefiro o oficial)- Brasil: Laços do Espírito

Enfim, uma bela confusão. Ainda mais quando eu comecei a ler e fiquei tentando imaginar quem estava nas capas, e para a minha surpresa, a escritora também se perguntou a mesma coisa. Isso mesmo, a própria Richelle Mead teve dificuldade em entender as capas (detalhe: as capas originais foram feitas pela editora pela qual a Richelle foi lançada nos EUA). Em seu  site ela respondeu isso (e acredite ou não era uma dúvida muito frequente nos leitores). Aqui está uma tradução amadora que eu fiz da resposta:
Quem está nas capas dos livros da Academia de Vampiros?

Capas são projetadas pelo departamento de arte de uma companhia de livros e são algo que eu tenho pouco a dizer. Como todos tem uma ideia diferente de como um personagem é, as ideias do departamento de arte podem não combinar com as descrições do livro ou suas ideias. Ou, o departamento de arte pode talvez sequer ter lido o livro.

O beijo das sombras - Rose
Aura Negra – A garota é Rose, e o garoto é um mistério até para mim. Sem os olhos vermelhos, ele seria Christian. Ele é muito jovem para ser Isaiah.
Tocada pelas sombras - Lissa e Dimitri na capa antiga; Rose na nova.
Promessa de Sangue – Rose
Laços do Espirito – Rose e ???
Last Sacrifice – Rose

Bom, espero ter tirado qualquer dúvida em relação às capas e os título. Agora é só esperar o último livro ser lançado e esperar que a editora tenha aprendido com os erros --'

6 comentários:

  1. nossa muito obrigada comecei a ler academia de vampiro agora e estava confusa se beijo gelado ou aura negra era o segundo livro, mas na verdade é o mesmo com titulos diferentes,muito obrigada por esclarecer isso ;)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião acha que no livro Laços do Espírito quem está na capa junto com a Rose é Adrian Ivashkov

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que nada faz sentido e que a Rose do filme é bem melhor do que a da capa. Muito obrigada pela ajuda. XOXO

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre achei, deduzi, que as capas do cara misterioso eram Rose e Dimitri kkk porque pra mim eles parecem idênticos... Até por conta da capa antiga que tinha Lissa e Dimitri (essa dá pra ver melhor a fisionomia dele)..
    Já li e reli todos os livros em PDF várias vezes, sou apaixonada pela estória, pelos personagens.. atualmente estou procurando os livros físicos para tê-los na minha estante.. porém, não encontro mais o box (tensooo).. mas o problema maior é que eu não encontro a edição com a capa original do primeiro livro, em todos os sites que eu vejo: ou o livro tem a capa do filme, ou a imagem de uma "porta" de vidro.. que eu encaro como a entrada da Academia st. Vlads.. se souber algum lugar onde eu possa encontrar, eu agradeceria muito..
    Parabéns pelo blog, sucesso.

    ResponderExcluir
  6. Genteeee acabei de ler todos, em 3 dias,achei lindoooooo

    ResponderExcluir