23 março 2013

Resenha: Um ano inesquecível - Ronald Anthony

Título: Um ano inesquecível (The forever year)
Autor: Ronald Anthony
Editora: Novo Conceito
Páginas: 302
Ano: 2012

Sinopse: Você acredita que o amor pode durar para sempre? Jesse Sienna não. O casamento de seus próprios pais era respeitável mas sem paixão; e sua própria história romântica indica que o amor queima ardentemente antes de desaparecer por completo. Então, quando seu pai, Mickey, muda-se para sua casa e parece não compreender o relacionamento superficial de Jesse com sua atual namorada, mas Jesse não lhe dá atenção.
É apenas um exemplo do quão diferente eles são e fica mais evidente que ele e seu pai nunca terão uma ligação mais profunda.
Mas a verdade é que Mickey Sienna conhece mais sobre amor do que a maioria das pessoas conseguem aprender na vida toda.
Há mais de cinquenta anos, ele encontrou o amor mais verdadeiro que a vida pode oferecer. Ele sabe das infinitas recompensas de investir seu coração e sua alma em alguém... E conhece o prejuízo devastador de deixar esse alguém perfeito escapar.
Quando Mickey percebe que Jesse não está dando valor a uma mulher extraordinária, decide que é hora de contar a história que nunca contou para nenhum de seus filhos a Jesse. Durante os meses seguintes, Mickey mostra seus momentos mais particulares e felizes para seu filho... e muda a percepção de Jesse em relação ao amor e as possibilidades de um relacionamento duradouro para sempre.




Mickey Sienna é um senhor que, após perder sua adorada esposa, continua a morar sozinho no lar do casal, até que ocorre um incidente que quase destrói a casa e seus filhos resolvem tomar uma providência quanto ao futuro do idoso de 82 anos. Denise, Darlene e Matthew querem colocar o pai em uma casa de repouso, mas Jesse, o mais jovem, logo, o que tinha menos voz entre os quatro, resolve que seria melhor se o pai fosse morar com ele; após uma breve oposição dos irmãos, e do próprio pai, a mudança de Mickey chega ao pequeno apartamento de Jesse.

O jovem Jess, após algumas desilusões amorosas, tem a concepção de que o amor sempre morre no fim (que na verdade ele pode nem mesmo existir) e, no momento, se encontra namorando com Marina, há seis meses, que havia saído de um relacionamento de quatro anos e ambos meio que chegam a um "consenso" de não planejarem um futuro, apenas viver um dia de cada vez.

Ao conhecer Marina o Sr. Sienna se encanta, mas percebe que o filho não sabe dar valor na namorada que tem, que ele irá perdê-la, que ele não a merece... E É AÍ QUE O LIVRO COMEÇA A FICAR BOM! Quando Mickey toma plena consciência do erro que Jesse vai cometer começa a contá-lo um história de amor que viveu no passado (antes de conhecer a mãe de Jesse e seus irmãos) com uma linda jovem chamada Gina.

Pai e filho, que ainda não tinham desenvolvido um relacionamento perfeito (tanto pela diferença de idade, quanto por Jesse nunca ter recebido muita atenção do pai) passam a se envolver mais, até mesmo pelo conteúdo da história e pelo fato de Jess perceber o quanto o pai se sentia "desgastado" ao estar relembrando aquilo. O rapaz passa a olhá-lo com outros olhos (ao mesmo tempo acompanhado por mudanças na área profissional e em seu relacionamento com Marina) e, pelo pai contar a história por partes (deixando um grande espaço de tempo entre essas partes), passa a se questionar: Qual era o real sentido daquilo? Seria uma mentira apenas para tentar abrir seus olhos com relação a Marina? Qual seria o fim do romance com Gina? Ela o teria abandonado? Bom, a resposta para essas e outras perguntas vocês só saberão se lerem o romance. ;)

Confesso que, no começo, achei a narrativa um pouco "cansativa" (talvez pelo fato de as orações serem um pouco curtas, tinha muito pontos em cada parágrafo! rs) e acabei estragando a parte mais emocionante por não me conter e ler o último capítulo antes de chegar a metade do livro :/ (NÃO FAÇAM ISSO SE FOREM LÊ-LO!), mas isso me impulsionou ainda mais a saber o que levou a esse final; me emocionei (mas não chorei, aêê õ/) com o romance entre Mickey e Gina, em , em algumas partes fiquei com raiva de Jesse, mas, no final, a "evolução" do personagem me satisfez. Recomendo o livro, mas tenha paciência ao começar a leitura. ;)




2 comentários:

  1. Não conhecia este livro Bia, as vezes o ritmo do autor não se encaixa bem com o nosso.
    Daí a leitura fica meio cansativa mesmo!
    Gostei bastante da resenha!!!
    Beijos
    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!!
      Beijocas

      Excluir