11 março 2013

Resenha: Feios - Scott Westerfeld

Título: Feios (Uglies - livro 1)
Autor: Scott Westerfeld

Editora: Galera Record

Páginas: 415


Sinopse: Tally está prestes a completar 16 anos, e mal pode esperar. Não para dar uma grande festa, mas sim para se tornar perfeita. No mundo de Tally, fazer 16 anos significa passar por uma operação que o transformará de "feia" em um ser incrivelmente belo e perfeito, e lhe dará passe livre para uma vida de glamour, festas e diversão, onde seu único trabalho é aproveitar muito. Mas Shay, uma das amigas de Tally, não está tão ansiosa assim: prefere se arriscar fora dos limites da cidade. Quanto Shay desaparece, Tally vai conhecer um lado totalmente diferente desse mundo perfeito - e, acredite, não é nada bonito.


Tally Youngblood é do tipo de menina que se preocupa muito com as aparências, mas em Vila Feia é difícil encontrar uma pessoa com o pensamento muito diferente. Vivia em uma sociedade onde todos são submetidos a uma cirurgia ("transformação") aos 16 anos; Tally estava contando os dias para o seu aniversário, o dia em que sua tão sonhada transformação ocorreria, quando reencontraria (e voltaria a conviver) com seus antigos amigos, principalmente com Peris, em Nova Perfeição, enfim, quando se tornaria Perfeita.


 Exatamente três meses antes do tão sonhado dia, ao fazer uma de suas típicas traquinagens (mas dessa vez perdendo um pouco o controle) e ir parar dentro de uma festa em Nova Perfeição, Tally se depara com Shay, uma desconhecida bem diferente dela (que não se importava com a cirurgia, pelo contrário, preferia não se submeter a isso -o que era obrigatório-), e, dali, surge uma amizade que mudaria a sua vida...


As vésperas do aniversário das meninas, Shay propõe uma fuga a Tally, para um lugar onde só haviam feios, onde ninguém julgava ninguém pela aparência, onde todos eram livres para fazer o que quisessem... Tally diz que a amiga enlouqueceu, que de forma alguma deixaria de passar pela tão sonhada transformação em perfeita, então elas se despedem, mas a jovem feia mal sabia que isso poderia atrapalhar seus planos...


Tally é obrigada, pela Circunstâncias Especiais, a partir em busca de Shay e a entregar a localização desse lugar, ela deveria realizar uma espionagem, traindo a todos que lutaram pela liberdade, ou então seria feia para sempre! O que será que ela faz???


Adorei o livro, mal posso esperar para ler a sequência (Feios, Perfeitos, Especiais e, por fim, Extras), o primeiro livro te deixa curioso(a) para saber que rumo a vida da personagem vai tomar depois de tantos acontecimentos quando ela achava que sua vida estava praticamente perfeita (com o perdão do trocadilho rsrs).
A história me fez lembrar de Jogos Vorazes. Apesar de o enredo ser bem diferente quem leu a trilogia acaba fazendo uma involuntária comparação entre a Capital e a Circunstâncias Especiais (sempre tiveram o controle de tudo e de todos até que alguém faz tudo "desandar"). O interessante, também, é reparar como coisas do nosso cotidiano são encaradas com estranheza por Tally (montanha russa e helicóptero, por exemplo).

SUPER
recomendo Feios e espero que o fim dessa história faça valer a pena a expectativa!!



2 comentários:

  1. Feios é uma das minhas distopias favoritas. Já li os 4 livros da série e só tenho elogios a fazer; o Scott é o cara!

    Já estou seguindo seu blog, ficaria grato se seguisse o meu: http://euleioevoce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótimo!
      Estou louca para ler o próximo ;)
      Já estou seguindo seu bolg!
      Bjs

      Excluir