Olá gente :) Hoje vamos inaugurar o nosso marcador "Autor de quinta" onde, a cada semana postaremos informações e curiosidades sobre autores diferentes. Eu, como pottermaníaca, não poderia começar com outra pessoa que não fosse a J. K. Rowling, né? Então, vamos lá...
Joanne Rowling (isso mesmo, não tem nome do meio, o "K" é usado como uma forma de homenagear sua avó preferida: Kathleen Rowling) nasceu no dia 31 de julho de 1965 em Yate, Inglaterra. Mãe de Jessica Isabel Rowling, David Gordon Rowling Murray e Mackenzie Jean Rowling Murray; desde criança gostava de ler contos como: O vento nos salgueiros (kenneth graham - 1908) e O cavalinho branco (seu livro favorito - Elizabeth goudge, que ganhou o prêmio Carniege Medal de 1946).
Como todos sabem ela é autora da aclamada série Harry Potter e, recentemente, teve seu livro Morte súbita (The Casual Vacancy, o primeiro romance adulto da autora, lançado pela editora Nova Fronteira no Brasil) publicado. A premiada série vendeu mais de 450 milhões de cópias, sendo traduzida para mais de 64 idiomas e rendendo 576 milhões de libras (mais ou menos 1 bilhão de dólares), o que tornou J. K. Rowling a primeira pessoa bilionária escrevendo livros. Em 2006 a revista Forbes a nomeou a segunda personalidade feminina mais rica do mundo, atrás, apenas, da apresentadora Oprah Winfrey. Mas nada foi tão simples...
J. K. começou a escrever os primeiros rascunhos por volta de junho de 1990 e, segundo a mesma: "A ideia de Harry Potter surgiu de repente em minha mente [...] e nenhuma outra ideia tinha me animado tanto quanto essa." ; mas em dezembro desse mesmo ano Jo perdeu a mãe, o que, obviamente, foi um momento muito doloroso em sua vida. Em 1992 se envolveu com um estudante português que se chamava Jorge Arantes, o relacionamento não deu muito certo, mas "resultou" em sua primeira filha, Jessica Isabel Rowling.
Essa foi uma época difícil para Rowling; uma vez que se encotrava com dificuldades financeiras e tinha uma criança para criar sozinha, acabou perdendo as esperanças e entrando em um estado de depressão. Ela passeava com Jessica em um carrinho e, quando esta pegava no sono, parava em um bar (Nicolson's - que pertencia ao seu cunhado - ou no
The Elephant House Café
). Lá ela pedia um café e escrevia as histórias de Harry Potter até que a filha acordasse.
Depois de passar por mais ou menos 10 editoras os manuscritos foram parar na mão de Barry Cunningham, da Editora Bloomsbury, que decidiu por publicar os livros. A primeira edição de Harry Potter e a pedra filosofal teve apenas 1000 exemplares, dos quais 500 foram direcionados a bibliotecas, hoje em dia um desses exemplares custa cerca de 25.000 libras (Ohhh).
Além da série principal J. K. Rowling escreveu também Animais fantásticos e onde de habitam, Quadribol através dos séculos e Os contos de Beedle, o bardo (este só teve sete cópias, escritas à mão e com ilustrações da própria autora, as capas eram de couro e decoradas com pedras preciosas, seis foram dados de presente e um foi leiloado; em dezembro de 2008 o livro foi publicado para o público em geral), a maior parte da renda arrecadada com a venda desses livros foi doada a Comic Relief, uma instituição de combate a pobreza. Ela colabora com vários outros projetos sociais, com destaque para a MS Society Scotland, que ajuda portadores de esclerose múltipla (doença da qual sua mãe foi vítima), e a National Council for One Parent Families, que oferece ajuda a mães solteiras (tornou-se embaixadora do Conselho).
Em 26 de dezembro de 2001, J. K. Rowling se casou com o médico anestesista Neil Michael Murray, com o qual teve seus dois outros filhos.
Bom galera, é isso aí, espero que tenham gostado :) Ah, e quem, assim como eu, é tão fã de Harry Potter quanto da autora visitem o site dela clicando aqui.
PS.: A categoria foi inspirada no 'Uma estante de quinta' do blog Bibliophile
Em 26 de dezembro de 2001, J. K. Rowling se casou com o médico anestesista Neil Michael Murray, com o qual teve seus dois outros filhos.
Bom galera, é isso aí, espero que tenham gostado :) Ah, e quem, assim como eu, é tão fã de Harry Potter quanto da autora visitem o site dela clicando aqui.
PS.: A categoria foi inspirada no 'Uma estante de quinta' do blog Bibliophile
Eu adoro a J.K Rowling!! Mas quem não gosta, né?!rs
ResponderExcluirEstou lhe seguindo, adorei seu blog!
Visita o meu? http://mondarikc.blogspot.com.br/ Participe da promoção! ;)
Não É! Impossível não amar rsrs
ExcluirQue bom que está gostando do blog :)
Obrigada por estar seguindo e pode deixar que visitarei o seu :D
Minha Rainha.Inspiração de vida. Linda. Melhor escritora do mundo. Amo.
ResponderExcluir