06 agosto 2013

Resenha: Um porto seguro - Nicholas Sparks

Título: Um porto seguro (Safe haven)
Autor: Nicholas Sparks
Tradutor: Ivar Panazzolo Júnior
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012

Páginas: 414

Sinopse: Quando, uma jovem misteriosa, aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado.
Linda, mas discreta, ela parece evitar laços pessoais até uma série de eventos levá-la a duas amizades distintas: uma com Alex, o viúvo com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos; a outra com Jo, sua vizinha muito sincera.
Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes na cidadezinha e se tornando muito próxima de Alex e de sua família.
No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com um segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta... O passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país.
Com o apoio de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... E que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.


Ao começar o livro eu não poderia imaginar: nem o segredo de Katie e, muito menos, o desfecho; mas, no decorrer da leitura, somos conduzidos às coisas que passam tanto pela cabeça de Katie, como pela cabeça de Alex e, até mesmo, na cabeça de Kevin (o - ex - marido louco de Katie).

Katie Feldman é uma mulher bem discreta que quer apenas o que é necessário para a sua sobrevivência: uma casa simples, um emprego de garçonete em um restaurante que dê para pagar as contas, enfim, quer apenas viver em paz. Enquanto isso Alex tem uma loja de conveniência que foi comprada dos pais de sua falecida esposa. Ele é uma boa pessoa e, acima de tudo, um bom pai, que faz de tudo pela felicidade e bem estar de seus dois filhos pequenos.

Alex e Katie começam a se aproximar com as idas dela até a loja dele. Ele passa a reparar no carinho como Katie trata sua filha caçula, em como ela é calada e discreta e em como ela é bonita. Katie mora em uma cabana em um lugar isolado e, pouco tempo depois de ela ter se mudado, ela ganha uma vizinha que se identifica apenas como Jo; e ali nasce uma amizade muito importante no contexto da história.

Katie começa a confiar em Alex e conta a ele que sofria agressões do marido e que, após uma fuga que deu errado, ela conseguira chegar até Southport e, desde então, estava vivendo ali. Nesse meio tempo, Kevin começa a fracassar no trabalho (ele ia trabalhar bêbado praticamente todos os dias) e desde a fuga de Katie (que, na verdade, se chama Erin - ela mudou de nome com na fuga) inventa desculpas para seus colegas de trabalho sobre o paradeiro da esposa. Kevin trabalha como investigador e as pessoas que trabalham com ele começam a suspeitar de todas as desculpas que ele dava. Depois de um erro durante a investigação de um assassinato ele acaba sendo suspenso das atividades que exercia e, em um golpe de "sorte" (sorte dele = azar de Katie), recebe uma pista definitiva sobre o paradeiro de Erin (Katie).

Alex, Katie e as crianças (Kristen e Josh) estão se divertindo bastante, e Katie começa a ter aquele pressentimento de que tudo em sua vida está dando muito certo (pela primeira vez, vale ressaltar que ela nunca teve uma vida fácil). Após um dia de muita diversão em um parque itinerante que passava pela cidade, ela vai para a casa de Alex, passar a noite com as crianças enquanto ele vai fazer um favor para uma amiga. O que ela não sabe é que a essa altura Kevin já sabia o seu endereço e já a havia visto durante o dia, no parque de diversões (inclusive junto com Alex e as crianças, ele nem tinha em mente que ela estava cometendo 'adultério', besteira...)... Um homem que já estava completamente bêbado e furioso (mas ao mesmo tempo com saudades e com a "consciência" de que "amava" sua mulher - entendam, ele é completamente retardado) seria capaz de tudo àquela altura...

Como já disse, quando eu comecei a leitura, não esperava nada do tipo nesse livro, mas posso dizer que adorei. Nem preciso dizer o quanto a narrativa do Nicholas Sparks é ótima, né? Ela não é nem  um pouco cansativa, fazendo com que você se sinta curioso a respeito de saber como Katie planejou sua fuga, quem realmente é Jo, como as crianças vão lidar com a situação em que os personagens se encontram nos últimos capítulos do livro... Enfim, é uma boa pedida!





2 comentários:

  1. Claire vê seu futuro transformado quando seu grande amor sofre um acidente. Com isso, as verdades começam a ser reveladas e ela, moça do século XIX, tenta decidir se dá chance a um novo amor ou se constrói sua vida de maneira independente. Porém, toda escolha tem suas consequências e diga-se: emocionantes consequências.
    "A Casa dos Boswell" é um romance erótico capaz de sacudir qualquer cabeceira.

    https://www.amazon.com.br/dp/B00DT57QZK

    ResponderExcluir
  2. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir