05 agosto 2013

Resenha: A sala dos répteis - Lemony Snicket


Título: A sala dos répteis (The reptile room)
Ilustrador: Brett Helquist
Tradutor: Carlos Sussekind
Editora: Cia. Das Letras
Ano: 1999
Páginas: 177

Sinopse
Os Baudelaire têm mesmo uma incrível má sorte, mas pode-se afirmar que a vida deles seria bem mais fácil se não tivessem de enfrentar o tempo todo as armadilhas de seu arquiinimigo: o conde Olaf, um homem revoltante, gosmento e pérfido. Em Mau Começo ele deu uma pequena amostra do que é capaz de fazer para infernizar a vida de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire - e aqui as coisas só pioram.


Mais uma vez eu não me canso de me apaixonar por essa edição. A capa, ilustrações, folha, diagramação, tudo é perfeito e de excelente qualidade!

A narrativa também é maravilhosa, Lemony Snicket escreve como se estivesse apenas conversando com um amigo e eu acho isso muito interessante porque aproxima o leitor dele. Em algumas passagens eu até me lembrei de O guia do mochileiro das galáxias por causa da falta de nexo e de sentido de algumas frases, me fizeram parar e perguntar “O que? O que isso tem haver com qualquer coisa?!”, o que fez o livro ficar bem interessante.

Eu também me deparei com algo que eu jamais em todos os meus anos de leitora fanática eu tinha visto, a sigla ‘N.T.’ no final de uma página. Eu passei um bom tempo martelando e pensando no que raios isso significava até perguntar a uma amiga minha da faculdade que faz tradução e me explicou que significa ‘Nota do Tradutor’. Segundo ela isso é extremamente raro e que essas notas só se encontram, basicamente, em livros com tradução comentada. EEE, a nota foi realmente muito interessante, é claro que eu não vou falar o que era HAHAHA (essa é a minha risada do mal).

Eu devo dizer também que um personagem em particular está me irritando muito e antes que alguém pense: Ah, é o conde Olaf, eu direi: NÂO! É o Sr. Poe! Aquele cara só pode ter probleminhas! Ele sempre foi imbecil, mas nesse segundo livro está imoral. A única parte em que eu o amei de todo o coração foi quando ele citou Adgar Alan Poe S2.

No geral eu não exatamente me empolguei muito com o livro e isso se dá, acho que inteiramente, pelo falo de eu ter visto o filme (que fala sobre os três primeiros livros) e acho que o terceiro livro também não vai ser muito empolgante por causa disso. Mas sem problemas porque eu ainda tenho 11 livros pela frente para me empolgar :D

EEEE, mais uma vez no final do livro, ao invés do primeiro capítulo do próximo livro há uma carta do Lemony Snicket para seu editor falando sobre algumas coisas que irão acontecer...

O livro é muito bem feito, maravilhoso, até, e recomendadíssimo!



Bia Albuquerque


Nenhum comentário:

Postar um comentário