01 maio 2013

Resenha: O pistoleiro - Stephen King



Título: O pistoleiro (The Gunslinger) - Série A Torre Negra
Autor: Stephen King (Autor de quinta)
Editora: Suma de Letras
Ano: 1982
Páginas:221


O pistoleiro é o primeiro livro da série A Torre Negra, e considerado um dos livros mais importantes de Stephen King. Ele levou 33 anos para concluí-lo, começando em 1970,quando ainda era universitário (tinha 19 anos O.O) e tendo o último volume, A Torre negra, publicado em 2004. Para criar a séries King se inspirou em Tolkien, no poema do séc. XIX ‘Childe Roland à Torre Negra Chegou’ de Robert Browning e também na cultura pop e histórias de faroeste.
A história se passa em um mundo pós-apocalíptico diferente do nosso onde as pessoas seguem códigos de conduta e honra e seu estilo de vida é inspirado no medieval. Roland, o protagonista do livro, é o ultimo pistoleiro do seu mundo e desde o início do livro tem apenas um objetivo: alcançar a Torre Negra.
A Torre Negra é tida como o centro do tempo e espaço desse mundo, mas ela está se deteriorando e para impedir que o mundo dele e outros não acabem Roland segue em uma busca implacável pelo deserto atrás do homem de preto e no caminho encontra alguns obstáculos como a cidade de Tull, onde o homem de preto deixa uma armadilha para Roland, o que acaba causando algumas fatalidades, Jake, um garoto que foi transportado para esse mundo do nosso depois de morrer tragicamente na Nova York de 1977 (lembrando que o livro foi escrito nessa época), que acaba se tornando uma espécie de filho para Roland, os vagos mutantes e outras coisas...

Toda essa perseguição acontece porque o homem de preto é o único que sabe a localização da Torre Negra e ele é, sem brincadeira nenhum, um dos personagens mais estranhos que eu já vi. O cara é muito sinistro! Durante a maior parte do livro você só o conhece pelo pouco que Roland fala sobre ele e pelas memórias de alguns outros personagens, mas foi o suficiente para eu ter medo dele por grande parte do livro.
A história é muito densa e complicada, não tem como descrever de outra forma e desculpe aos fãs, mas ela também é um pouco lenta de se ler. Mas isso se dá porque não se dá pra entender várias informações que nos são dadas. King não para pra explicar alguns fatos ou a mitologia e costumes ou como esse mundo novo funciona, como fazem a maioria dos autores. Você precisa ler, mesmo sem entender muito bem até enfim conseguir algumas respostas para esses mistérios e é isso que torna o livro viciante. Ele deixa você querendo respostas, explicações. Eu tenho certeza que quando acabar a série eu vou ter que ler todos outra vez para entender a história mais completamente, mas vale a pena a esperar porque, afinal, estamos falando de Stephen King!

5 comentários:

  1. Oi Bia :)

    Não tenho muita vontade de ler essa série. quero começar a ler Stephen por outro livro mais " leve " ( se ele tiver né kkkkk ), todos se inspiram no Tolkien kkkkk, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, esse livro é bem complicadinho e para não desistimular talvez fosse melhor começar por um mais simples. Pois é, todos os grandes se inspiram em Tolkien kkk. Vou passar por lá sim, pode deixar :)

      Excluir
  2. Te indiquei pra uma tag, dá uma olhada lá! :)

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  3. Olá, Bia.
    Adorei a sua resenha, obrigado pelas dicas, eu vou tentar dar uma passada por aqui sempre : )

    Beijos, Rafael Augusto.

    ResponderExcluir