11 abril 2013

Autor de quinta: George R. R. Martin


 
Nascido em 20 de setembro de 1948, George Raymond Richard Martin, mais conhecido como George R. R. Martin, é um brilhante roteirista e escritor de ficção científica, terror e fantasia. Quando pequeno ele morava com seu pai, o estivador Raymond Collins Martin e sua esposa Margaret Brady Martin, que já tinha duas filhas, perto das docas de Bayonne, Nova Jersey. Por ser pobre, e viver sempre em um mundo de imaginação, ele começou muito cedo a escrever e vender histórias de monstros por alguns centavos às crianças da vizinhança, leituras dramáticas incluídas (eu definitivamente consigo imaginar isso, sério).
Ele também era um grande fã de quadrinhos de superheróis, e tem na edição de novembro de 1968 do Quarteto Fantástico uma nota ao editor que Martin escreveu quando ainda estava na escola. Segundo ele a atenção que ele recebeu com a carta serviu de inspiração para se tornar escritor.
Martin começou a vender histórias de ficção ciêntífica proficionalmente em 1970, aos 21 anos, e apesar de não ter sido fácil no início, (uma de suas histórias foi rejeitada por diferentes revistas 42 vezes) ele nunca desanimou. Sua primeira história foi The Hero, vendida para a revista Galaxy.

Depois do fracasso de seu quarto livro, The Armageddon Rag, ele começou a trabalhar como editor de livros e uma carreira na televisão, trabalhando em The Twilight Zone e Beauty and the Beast.

Em 1991 ele voltou a escrever livros e iniciou a série que hoje é bestseller por todo o mundo, Crônicas de Gelo e Fogo (em inglês é muito mais legal), inspirado em Wars of the Roses e Ivohoe. O primeiro livro, Guerra dos Tronos, foi publicado em 1996. Atualmente a primeira edição, pela Bantam, varia entre 200 e 800 dólares $.$.


A série também foi produzida pela HBO e só o primeiro episódio teve 4,2 milhões de espectadores O.O, então não foi surpresa quando a primeira temporada foi indicada para 13 Emmy Awards, ganhando 2, um pelo designe da abertura e outro para Peter Dinklage por melhor ator secundário (muito merecido). Já a segunda temporada foi indicada para 12 Emmys, levando o triplo do que no ano aterior (e para caso a sua matemática não ser muito boa, foram 6 Emmys ganhos!), todos em categorias técnicas. Agora é só esperar para ver como a terceira temporada vai se sair.

Eu nem vou começar a dizer todos os prémios para que Martin foi indicado ou quantos trabalhos ele já fez, porque acredite, são muitos. Muito meesmo, tipo, até mais que a Meg Cabot! E olha que aquela mulher é maníaca por trabalho.

Bom, o George Martin não é exatamente adepto às mídias sociais, mas o blog dele é um dos blogs de autor mais completos e perfeitos que eu já vi! Apreciem!!!

3 comentários:

  1. Martin é gênio! Eu sempre falo dos livros dele no meu blog, e não escondo que sou tiete! hehe...
    Pra mim, ele e J. K. são os melhores autores do mundo! Quem ainda não leu nada deles, não sabe o que está perdendo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  2. MARTIN! OMG, um dos melhores escritores do todos os tempos!! Estou lendo as crônicas de gelo e fogo... e que perfeição é essa, meu Deus?

    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
  3. Nos últimos anos, GRRM foi quem me mudou. Os livros das Cronicas de Gelo e Fogo foram uns dos melhores que cairam nas minhas mãos nos últimos quatro anos. Destaco o Storm of Swords (TORMENTA DE ESPADAS) que está, sem duvidas, no meu top 5 favorito e que quebrou meu coração várias vezes, mas mostra perfeitamente a genialidade de GRRM.

    pormaisuma.com

    ResponderExcluir