01 julho 2013

Resenha: Mau começo - Lemony Snicket


Título: Mau começo (The bad beginning) #1 série Desventuras em Série
Autor: Lemony Snicket (Autor de quinta) - Daniel Handler
Ilustrador: Brett Helquist
Tradutor: Carlos Sussekind
Editora: Cia. Das Letras
Ano: 1999
Páginas: 148

Sinopse
Mau Começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã.


O livro conta a historia de Viole, Klaus e Sunny Bodelaire, três crianças que ao ir à praia um dia recebem a terrível notícia de que seus pais haviam morrido em um incêndio que destruiu sua casa. Dedois desse choque os três órfãos vão morar com um parente, assim como pedia o testamento de seus pais, um homem nojento chamado conde Olaf que transforma a vida das três crianças em um verdadeiro inferno, e além disso, trama para roubar a fortuna dos Bodelaire, custe o que custar.

Em primeiro lugar eu preciso dizer que a capa é maravilhosa. Na verdade todos os desenhos no livro são, e ao contrário dos outros livros com gravuras que eu já li, esse tem poucas no decorrer da história. Elas estão lá apenas para realmente ajudar na imaginação, e não poluem o livro de maneira alguma.

As páginas são bem grossas e de ótima qualidade, a edição e diagramação foram perfeitas e eu quase me sinto culpada por ter pago tão pouco no livro (8,80 morram de inveja!).

Outra coisa que me chamou atenção quando estava lendo eram as notas de rodapé (acho que pelo tradutor, que by the way fez um excelente trabalho) para ajudar na pronuncia dos nomes próprios como ‘Bodelaire’ e ‘Poe’, que causam certa confusão nos leitores que não falam inglês.

Lemony Snickt também chama atenção pela sua narrativa fluente e muito envolvente. Ele também não teve medo de usar várias palavras um pouco complicadas e que fariam a criança ou pré-adolescente que está lendo o livro ficarem um pouco perdidas, mas Snicket para a narrativa todas as vezes que isso pode acontecer e explica de uma maneira simples e interessante sem parecer nada com um dicionário.

No final do livro, ao invés de por o primeiro capítulo do próximo livro como a maioria dos autores, encontramos uma carta escrita pelo Lemony Snicket para o seu editor falando sobre a sequencia de uma maneira que é no mínimo intrigante e muito genial!

Mas eu preciso avisar que essa não é uma história exatamente feliz. Apesar da sinopse, do meu breve resumo e até mesmo do nome, eu acho que também preciso deixar o Lemony Snicket explicar o que vocês vão encontrar no livro:

                Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro que não tem de jeito nenhum um final feliz, como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos. E isso porque momentos felizes não são o que mais encontramos na vida dos três Baudelaire.” p.9

Depois de tudo isso acho que não preciso dizer que eu estou totalmente apaixonada pelo livro, não é?


Bia Albuquerque


Nenhum comentário:

Postar um comentário