05 fevereiro 2013

Presentes da vida - Emily Giffin


Título: Presentes da vida

Autora: Emily Giffin

Editora: Novo Conceito


Sinopse: Darcy Rhone sempre teve todos os homens aos seus pés. Tinha um emprego glamouroso, um seleto círculo de amizades e um noivo perfeito, Dexter Thaler. No entanto, tudo mudou quando Darcy se envolveu com o melhor amigo de seu noivo... Seu noivado acabou e perdeu sua melhor amiga, Rachel.

Incapaz de assumir responsabilidades e de enfrentar todo esse mal-estar, Darcy foge para Londres, para a casa de um amigo de infância, imaginando que poderia passar uma borracha em tudo isso. Mas, para seu desânimo, Londres se torna um mundo estranho, onde seus truques de sedução não mais funcionam e onde sua sorte parece ter se evaporado. Sem amigos nem família, Darcy precisa dar novo rumo à sua vida e, assim, começa uma linda trajetória rumo ao crescimento e ao amor.


Darcy, uma mulher bem sucedida, que se considerava sortuda (e, de certa forma, era mesmo), levava uma vida perfeita até que começa a trair o seu noivo com o melhor amigo dele e vê seu mundo desmoronando...


Ela tenta enganar, fazer os outros se culparem por erros que ela mesma cometeu, quando, na verdade, ela é a única culpada por sua "derrocada" pessoal... Então ela foge de suas obrigações e vai para Londres, se infiltrando completamente na vida de um amigo (na verdade colega) de infância, achando que tudo começará a conspirar a seu favor, como ela já estava acostumada... Porém, não é bem isso que acontece.

Darcy descobre que está grávida (e de gêmeos!), enfrenta dificuldades financeiras (com as quais não estava acostumada), está sem sua melhor amiga, Rachel, a qual ela também enganou... Enfim, passa a se ver como uma mera mortal. Ethan, seu amigo, a ajuda nesses momentos difíceis, eles se entendem de uma tal forma... Mas são apenas (será?) amigos.

Em um momento de delicado como esse, Darcy passa a olhar a vida de uma outra forma, deixa a futilidade de lado, sua extrema preocupação com o corpo pela saúde dos bebês, começa a se preocupar, de verdade, com o bem estar das pessoas, com o bem estar de Ethan. Ele, que não gostava do comportamento, do jeito da amiga, acaba se tornando o melhor amigo dela (e no momento em que ela mais precisava)... Eles se apaixonam.

Posso dizer que aprendi com Presentes da vida, muitas vezes nós tomamos atitudes sem nos importar com o bem estar das pessoas que nos cercam... Nos deixamos levar pela futilidade cotidiana e alienar por tudo aquilo que temos, quando na verdade (eu sei, é clichê) estamos "vazios" e mal percebemos isso. No decorrer da leitura você meio que evolui junto com a personagem, acompanha seu crescimento pessoal, e, ao final, se sente feliz por ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário