20 abril 2013

The Lizzie Bennet Diaries - Adaptação de Orgulho e Preconceito


Olá!
Muito bem, acho que não é segredo (ou não deveria ser) que eu amo Jane Austen e de todos os livros dela o meu preferido é Orgulho e Preconceito. Talvez seja porque foi o primeiro que eu li, talvez seja pelo Mr. Darcy, mas qualquer que seja o motivo, a verdade é que eu já vi o filme, li o livro e suspirei pela história mais vezes do que consigo lembrar. Então por isso hoje eu vou falar de uma adaptação que me tirou o folego: The Lizzie Bennet Diaries.
The Lizzie Bennet Diaries (Os diários de Lizzie Bennet) é uma adaptação moderna de Orgulho e Preconceito, e quando eu digo que é moderna eu quero dizer que a história realmente se passa no séc. 21. A história é narrada por Lizze através de um vlog no Youtube e neles também aparecem outros personagens importantes como suas irmãs, sua melhor amiga, Bing Lee, e é claro, Darcy S2.
A ideia da série foi de Hank Green e Bernie Su (que são os roteiristas juntos com Margaret Dunlap, Rachel Killey, Daryn Strauss, Anne Toole, Kate Roderick e Jay Bushman) e tem 100 episódios no total, cada um com aproximadamente 4 minutos (QUATRO!) de duração, ou seja, sem desculpa para não assistir, é só mastigar mais rápido que você ganha 4 minutos a mais todo dia :D


Os personagens da série são muito fieis ao livro, mas é claro que com toda a influência do nosso séc.: telefones, internet, namoro como o dos dias atuais (os personagens não se casam logo, eles primeiro namoram), etc., ou seja, a essência é a mesma, são os mesmos personagens, mas nascidos em uma era diferente (A Jane, por exemplo, continua sendo um doce e tem o guarda roupa mais fofo de todos, e mesmo que você não vá ver a série, veja as  roupas dela).
 
E falando em era diferente, algumas coisas da história também mudam, como por exemplo as irmãs Bennet. Só existem três delas: Lizzie (Elizabeth), Jane e Lydia. A explicação para esse corte foram duas. Primeiro: Que família hoje em dia tem cinco filhos? De verdade? E em segundo lugar: Kitty e Mary não eram exatamente necessárias para história, convenhamos. Então para deixar a história um pouco mais fiel eles transformaram Kitty na gatinha de Lydia (para mostrar como originalmente ela era dominada pela irmã) e Mary na prima EMO, solitária e amante de livros das três irmãs.
 
Quem também sofre mudanças são Bingley (que agora se chama Bing Lee também por causa da mudança de era) e Caroline que são asiáticos, assim como Charlotte Lu. Segundo os produtores uma diversidade racial era necessária, mas a atriz de Charlotte ser asiática foi apenas uma coincidência (assim como as três irmãs Bennet serem ruivas). E Fitz (Fitzwilliam, amigo de Mr. Darcy) que na série é negro, e hilário.
 
 
Mas o que faz essa adaptação se destacar das outras é que os personagens são quase reais. Eles tem facebook, twitter, tumblr, e outra mídias sociais e eles interagem entre si. Mesmo antes da série começar eles já dialogavam no twitter e assim dá pra entender a personalidade de personagens que não aparecem tão frequentemente, como o Darcy, Bing Lee, Caroline e  Wickham.
 
O blog também é muito bem organizado, tem informações sobre todos os personagens e atores, onde trabalharam antes, em que episódios aparecem, a vida dos personagens no twitter antes dos diários, listas das conversas entre si, TUDO, todo o projeto é profissional, muito bem feito. Você pode até ver quando Jane começou a seguir Bing Lee no twitter, muito fofo. E não é apenas isso, a equipe de produção tirou fotos de passeios em família, de quando Lizzie vai conhecer Seattle, comemorações com os amigos... Eu ainda nem sequer consegui ver metade do material que eles tem e já estou olhando isso a mais de uma semana! Claro que eu não faço apenas isso, mas mesmo assim, vocês entenderam.
 
Tudo isso é feito por uma equipe que cuida do blog, tumblr, facebook e twitter de todos os personagens e é composta por Jay Bushman, Alexandra Edwards e Bernie Su, junto com uma equipe de apoio, e eu tenho que dizer que eles fizeram um excelente trabalho.

Fora isso Lizzie ainda responde perguntas mandadas por fãs e NUNCA sai da personagem, sempre agindo como se ela fosse a própria Elizabeth Bennet e que aquela é realmente a sua vida. Ela já foi perguntada em que era ou lugar gostaria de viver e respondeu que tinha uma estranha conexão com a Inglaterra mas que gostava dessa era por causa da internet. Uma vez já perguntaram quando Darcy iria aparecer e o que ela respondeu ‘Eu espero que nunca! Em que universo ele estaria no meu quarto para os meus vídeos?’
 

O que me leva a uma parte muito importante na série: Darcy. A primeira coisa que você tem que saber sobre ele aqui é que ele ama suspensório e gravatas borboleta. Não da pra não rir quando ele aparece. E é ALTO! E não é apenas pela minha paixão por caras altos, o pessoal no vlog realmente faz uma piada porque no começo dos vídeos a única coisa boa que se tinha pra falar sobre ele era que ele era alto, tipo muito alto.
Bom, se querem a minha opinião parem agora mesmo o que estão fazendo e vão assistir a série! Mentira, não parem, olhem o resto do blog, ele é legal :D. Mas é sério, a série é ótima. Assistam!
Youtube
Blog
Tumblr
Primeiro episódio legendado (se não estiver legendado tem que ativar a legenda na tela)

Ps. Vocês sabem que a Lizzie gosta de ler, né?


Um comentário: