11 abril 2013

Resenha: A vez da minha vida - Cecilia Ahern

Título: A vez da minha vida (The time of my life)
Autora: Cecilia Ahern
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas: 383

Sinopse: Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa. Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.

Lucy Silchester é o tipo de pessoa que acha que uma mentirinha não faz mal, mas ela não percebe que uma mentira leva a outra e, quando se dá conta disso, nota que sua vida é, praticamente, uma mentira completa. Sua saída de seu antigo emprego é uma mentira, seu novo emprego foi conseguido à custa de uma mentira (e, para mantê-lo, ela teve que mentir para a sua melhor amiga), seu relacionamento de cinco anos teve o término explicado com uma mentira... Enfim, ela precisa de um encontro com sua Vida para notar que a maior parte de sua existência é baseada em mentiras.


Lucy tenta ignorar as mensagens no início, mas vê que é inevitável, e marca um encontro com sua Vida. Às vésperas da data marcada, em um almoço de "família" (uma família com a qual ela mal se relaciona), ela descobre que seus parentes já sabiam que ela havia sido contatada pela Agência Vida e até tinham assinado para que ela fosse chamada ao encontro; e isso, obviamente, a deixa revoltada!

Quando chega ao local marcado ela se depara com um prédio de aparência que não a atrai e quando vê sua Vida ela passa a achar aquilo ridículo. A conversa que se desenrola entre eles a faz abandonar a "consulta" bem antes do horário do término (o que sua Vida já sabia que ia acontecer, pois sabia que ela nunca ficava até o final de qualquer coisa - festas, eventos, etc.), coitada, ela achou mesmo que ia se livrar tão fácil? Pois se enganou completamente! Na semana que se segue ela começa a ignorar os envelopes que recebe novamente, então, Vida passa a enviar os envelopes para colegas de trabalho e familiares, pedindo que eles fossem entregues a Lucy... Logo ela resolve marcar um novo encontro e dar continuidade ao "tratamento" em sua vida.

Nesse meio tempo ela esbarra com um número errado que atende pelo nome de Don Lockwood, eles conversam por mensagens de texto e ela se surpreende ao descobrir que Don é o cara que está prestando o serviço de limpeza do seu carpete!! Eles passam a noite juntos, mas, na manhã seguinte, Lucy continua a insistir na ideia de fazer uma viagem com Vida atrás de seu ex-namorado; o que, obviamente, magoa Don.

Após muita insistência Vida e Lucy fazem a viagem, que acaba tendo um proveito muito maior do que ela imaginava. Quando chega em casa sua mãe está na sua porta; elas têm uma conversa (durante a qual o leitor se sente feliz pela personagem) qua acaba revelando os reais sentimentos de Sheila Silchester para com a marido e os filhos.

A vez da minha vida é ótimo!! A leitura flui e você se diverte e, ao mesmo tempo, se angustia com a personagem. Lucy é divertida, mas não tem um pingo de juízo, percebe-se isso pelas respostas que dá ao seu pai (com o qual nunca teve um bom relacionamento), sua mãe e sua avó; é interessante também perceber como mentiras podem tomar proporções tão grandes, chegando ao ponto de você, simplesmente, não conseguir contar verdades, apenas mais mentiras que vão se interligando. O final é muito fofo, fiquei muito feliz por ela ;D Recomendoo a leitura e acho que não poderíamos esperar algo inferior vindo da autora de P.S. Eu te amo.

2 comentários:

  1. Poxa, eu to doida pra ler A Vez da Minha Vida. Gostei bastante de P.S Eu Te amo e to querendo os outros livros da Cecelia. Mas espero que o final seja melhor que o de P.s Eu Te amo, essa foi a unica coisa que eu não gostei no livro =P

    beijos
    Kel
    http://porumaboaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza que você não vai se arrepender da leitura e o final é bem mais feliz do que em P.S. Eu te amo ;)
      Bjs

      Excluir