01 junho 2013

Resenha: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra - Robin Sloan


Nome: A Livraria 24 Horas do Mr. Penumbra (Mr. Penumbra’s 24 Hour Bookstore)
Autor: Robin Sloan
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Paginas: 288
Sinopse
A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

Clay parece ter conseguido o empego dos sonhos, trabalhar em uma livraria vertical (que para quem não sabe é aquelas com estantes super altas que precisam daquelas escadas pra pegar os livros no topo, sabe?), com a exceção de uma coisa. Ele tem três regrinhas a segui no trabalhar: 1. Sempre chegar na hora; 2. Anotar tudo sobre os seus clientes, como estão vestidos, o humor, o que falaram, etc.; e 3. Não abrir NENHUM livro, apenas entrega-los aos clientes.

Muito estranho, mas na necessidade do emprego ele simplesmente aceita os termos. Mas com o passar do tempo ele começa a perceber algo ainda mais estranho na livraria; apenas um grupo de pessoas frequenta a livraria, todos eles muito excêntricos, e só leem os livros codificados no fundo da livraria, seguindo sempre um padrão.

Depois de muito especular, Clay decide usar algo inovador para desvendar esse mistério; comutadores. E sim, isso é inovador porque a única tecnologia que é usada na livraria é um computador do tamanho de um elefante e os computadores que o Clay vai usar são, bom do Google. E quando eu digo isso eu na verdade quero dizer que a diretora super inteligente de lá, Kat Potente (que curiosamente só usa camisas vermelhas com um ‘Bam!’ escrito, e com que ele acaba se envolvendo), decidiu ajuda-lo, mas esse mistério acaba se mostrando bem maior do que qualquer um deles poderia imaginar. TAM TAM TAM TAAAMM!

Eu preciso dizer que tive um grande problema com a tradução do livro. Acho que ao invés de Mr. Penumbra deveria ser Sr. Penumbra, estamos no Brasil! E durante toda a leitura quando aparecia Mr. eu simplesmente lia Sr.

Eu também quero me casar com Robin Sloan. Essa foi sem dúvida umas das melhores narrativas que eu já li na minha vida! Ela envolve o leitor completamente, é muito bem estruturada e em nenhum momento cansativa.  Sloan teve algumas sutilezas incríveis na escritas, disse coisas banais no começo que acabaram se transformando e vindo a tona de maneira maravilhosa!

Todos os personagens são muito bem delineados e possuem uma personalidade única. A narrativa também é cheia de uma ironia bem sutil que me fez rir bastante e me apaixonar ainda mais pelo livro. E Robin também deve ser parabenizado por toda pesquisa que ele teve que fazer para o livro. Ele é cheio de informações e detalhes bem singulares que obviamente foram frutos de uma pesquisa extensa e minuciosa.

Mas apesar de toda a minha paixão pela narrativa eu vou ter que dizer que ela foi o meu principal motivo para ler tão rápido porque o enredo não foi exatamente bom. Foi preciso de muita criatividade para cria-lo? Sim, a história é bem viajosa, mas não é nem de longe tão envolvente como a escrita de Robin. Mas uma coisa eu amei, alguns livros deixam um espaço para imaginação no final não dizem o que acontece depois da última página, chega a ser vago, mas esse livro teve um epílogo maravilhoso! Sloan conseguiu amarrar todas as pontas e dar um motivo para tudo, foi provavelmente o melhor epílogo que eu já li.

Então depois de tantos elogios eu gostaria de dar 5 estrelinhas para esse livro, mas por causa do enredo que não e agradou muito ele vai receber 4 (que continua sendo uma ótima nota). A Livraria 24 Horas do Sr. Mr. Penumbra está recomendadíssimo!

9 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa eu super me identifiquei com você kkkkkk eu também leio Sr kkkkkk, esse livro vai ser o que vou começar amanha e estou com muito animo para ler, espero não me decepcionar, beijos :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom então, somos dois em um mundo de trouxas kkk.
      Vou lá sim :)

      Excluir
  2. Ai que legal!! Escuto muita gente falando o quanto esse livro é bacana. Gosto da premissa dela. Colocarei na minha lista de leitura.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Só a capa desse livro me deixa curiosa, hahaha. Quero muito ler! Eu não consigo ler Sr. Penumbra, acho que já me acostumei com Mr., ainda bem ;)

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não consigo me acostumar mesmo kkk.

      Excluir
  4. Ahhhh adorei a resenha e confesso que fiquei com vontade de ler esse livro.. já tinha visto, mas o nome apesar de ter envolvimento com livros não me chamou atenção, mas com a sua resenha wol!!! vi uma luz no fim do túnel rsrsr. Parabéns pelo seu blog ele é lindo.... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro realmente me surpreendeu bastante, vale muito a pena ler. Vou lá no seu blog dar uma visita :)

      Excluir
  5. Seguindo :)
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir